Instituto Pensar - Estudo indica crescimento do movimento antirracista no Brasil

Estudo indica crescimento do movimento antirracista no Brasil

A adesão ao movimento antirracista no país registrou crescimento de 46% após a morte de George Floyd (Foto: divulgação)

Levantamento da startup baiana Zygon AdTech, feito de maio a julho, aponta um pico de engajamento ao movimento "Vidas Negras Importam?, que no Brasil chegou a registrar 1,6 milhão de tweets num só dia. Segundo a pesquisa, a onda de atos contra o assassinato do afro-americano George Floyd, morto por asfixia por um policial branco estadunidense, fez crescer 46% a adesão ao movimento antirracista no país.

De acordo com o Alma Preta, no estudo, as publicações sobre o tema chegaram ao pico de 68 mil por hora em 3 de junho, recebendo mais de 100 milhões de retweets. A Zygon AdTech analisou 9,7 milhões de menções únicas às hashtags #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam nas páginas brasileiras do Twitter.

O estudo, que começou no dia 12 de maio, analisou engajamento, perfil dos usuários e conteúdos antirracistas repercutidos nessa rede em quatro fases diferentes: anterior ao caso do George Floyd (12/05 a 26/05); o pico do caso (27/05 a 07/06); o pós-pico (08/06 a 19/06) e o "novo normal? do movimento (de 20/06 a 19/07).

Leia também: Campanha propõe metas antirracismo

Floyd foi assassinado em 25 de maio, mas sua morte repercutiu apenas dois dias depois.

Mesmo assim, a média de publicações diárias relacionadas aos atos antirracista teve aumento (46%), passando de 8,2 mil no início da análise para 12,1 mil no final do período.

Quanto a menções diretas ao nome de George Floyd, a pesquisa detectou que, apesar de o crime ter amplificado a discussão em torno da questão racial no Brasil, apenas 7,7% do total de publicações sobre o tema citavam a vítima.

Entre os assuntos mais populares figuram violência (28,9%), racismo (22,6%) e manifestações de rua (15,4%).

"A discussão antirracista mudou de patamar no Brasil e este estudo ajuda a quantificar isso. Achamos que é importante para a sociedade que esse assunto tenha maior repercussão e ficamos orgulhosos em contribuir para esse debate com um estudo feito por uma equipe majoritariamente formada por pessoas negras e que atuam em funções-chave, como data engineer, data analyst e coordenador de pesquisa?, explica o CEO da startup, Lucas Reis.

Adolescentes fãs

Em outro recorte, a estudo identificou a presença expressiva de adolescentes fãs de cultura oriental (K-pop ou mangá) entre os 10 usuários mais retuitados. No topo, quatro das menções mais populares foram publicadas por esse perfil de usuário, junto com ativistas do movimento negro e perfis ligados a grupos de mídia e entretenimento.

Fundada na Bahia em 2016, a Zygon AdTech é uma startup de tecnologia, especializada em Big Data, mídia programática e Analytics. A pesquisa foi coordenada majoritariamente por pessoas negras.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: